Trazendo a história para o novo milênio com a d&b e o Theatre du Rideau Vert, Montreal

Com somente quatrocentos e vinte e seis lugares, o Theatre du Rideau Vert pode ser pequeno, mas é um marco na paisagem cultura de Montreal. Aberto desde 1949, é o mais antigo teatro permanente do idioma francês no Canadá. O diretor técnico, Guy-Alexander Morand, está no teatro há "cinco anos muito produtivos e mais de trinta produções. O Theatre du Rideau Vert foi fundado pela famosa atriz Yvette Brind' Amour. O objetivo sempre foi oferecer oportunidades de performance para artistas, apoiar os dramaturgos francófonos e tornar a arte mais acessível para todos dentro da comunidade."

Recentemente submetido à primeira reforma em grande escala desde 1991, o Theatre du Rideau Vert não somente recebeu melhorias estéticas, como também uma revisão técnica, substituindo todo o seu sistema de som. Morand continua, “Como teatro, sabíamos que era o momento de entrar no século XXI e expandir os nossos horizontes técnicos. Abraçando a nova tecnologia, estamos encontrando modos de usar o áudio quase como um protagonista dentro dos nossos shows. Por exemplo, somos capazes de simular realisticamente um automóvel passando por perto ou até mesmo abraçar o puro silêncio conforme a cena exigir. É uma prioridade satisfazer a imaginação e melhorar a experiência teatral como um todo dos artistas, da equipe e das audiências."

Com necessidades teatrais tão específicas, o Theatre du Rideau Vert procurou Mathieu Guilbault da Trizart Alliance para desenhar o sistema. Desde 1987, a Trizart Alliance tem oferecido design para teatros e arenas, bem como consultorias para shows no Canadá e Estados Unidos. Para gerar o som dinâmico desejado, Guilbault foi capaz de ser criativo em seu enfoque, "A ideia era ter o som vindo de todas as partes, como um sistema de home theater em um espaço de teatro real, e ainda assim sendo fácil de usar. Muitas empresas de áudio possuem opções de suspensão definidas e limitadas. Uma vez que precisávamos de flexibilidade e suportes personalizados ao pendurar os alto-falantes, a d&b audiotechnik foi uma excelente escolha para esse design."

O novo sistema de som do Theatre du Rideau Vert deriva da série xS da linha White, que a d&b oferece para instalações permanentes. Embora sendo um espaço compacto, cada apresentação exige diversos sinais de entrada de áudio de modo que o espaço foi equipado com uma combinação de caixas 10S, 10S-D, 12S-D, e 5S, fornecendo controle de padrão apurado para o espaço. 18S-SUBS, múltiplos canais de amplificadores, sistemas de controle separados para os microfones do balcão e do ambiente e muito hardware de suspensão completaram o pacote de som.

"Foi a primeira vez que trabalhei com a d&b," disse Gilles Cote, Vice-presidente da Le Diplomate, o instalador do sistema no projeto. Embora a empresa há muito seja uma fornecedora de aluguel para som, iluminação e, talvez o seu mais conhecido elemento, vídeo, eles só recentemente começaram a vender sistemas; "era importante para a Le Diplomate fazer o nosso dever de casa para entender melhor, não somente as necessidades dos nossos clientes mas também a d&b audiotechnik como fabricante. Tivemos somente dez dias para instalar, terminar os cabos, montar o sistema, treinar a equipe do teatro e comissionar o sistema. Com a ajuda do gerente geral da d&b no Canadá, Francois Corbin, e do restante da equipe da d&b no Canadá, conseguimos fazer isso tudo com relativa facilidade e maximizar o potencial do sistema. Todos estão muito felizes com a qualidade do som e confiantes de que a d&b foi o melhor investimento para o Theatre du Rideau Vert. Estamos com certeza entusiasmados em fazer uma parceria com a d&b novamente."


Ficha Técnica

Videos Relacionados

No hay videos relacionados

« volver